Cursos - Apresentação

Calendário

27 e 28 setembro de 2019, das 9:00h às 19:15h

Localização

O curso decorrerá no Auditório principal da sede da Ordem dos Médicos – Lisboa.

Objetivos

  • Apoiar os participantes na implementação de padrões de elevada qualidade na utilização de tecnologia LASER (e outras fontes de radiação óptica) em medicina.
  • Estudar aspetos-chave para uma seleção racional e uma utilização otimizada e segura dos LASERs em aplicações clínicas e/ou de investigação em saúde.
  • Salientar aspetos práticos relacionados com a operacionalização da proteção e segurança na utilização do LASER em ambiente clínico.
  • Promover um espaço de reflexão e networking profissional em ambiente académico e científico profícuo ao desenvolvimento de projetos e disseminando resultados da investigação realizada.

Programa do Curso – 4 Módulos (inclui sessões teóricas e práticas)

  1. Fundamentos de produção e características do LASER + tecnologia LASER e os vários tipos de LASER médico
  2. Interação LASER-tecido. Processos físicos e efeitos biológicos. Prática com modelos biológicos
  3. Segurança LASER e controlo do risco
  4. Aplicações médicas do LASER nas diferentes especialidades
    » Consulte o programa do curso

Destinatários

O Curso destina-se a médicos diplomados em medicina, especialistas ou internos em formação, que utilizem ou pretendam vir a utilizar tecnologia LASER na sua atividade. Os módulos de sábado à tarde destinam-se exclusivamente aos Internos ou Especialistas das respetivas especialidades (Dermatologia, Ginecologia e Oftalmologia).

Diplomados em Engenharia, Física ou outras áreas científicas/tecnológicas com atividade em LASERs poderão considerar este curso um marco importante na sua formação. Este Curso constitui uma mais valia no curriculum de um interno da especialidade que pretenda utilizar o LASER na sua prática clínica futura.