SPILM - Como Nasceu
21 anos a divulgar o laser médico
A ideia de fundar uma sociedade científica interdisciplinar nasce de conversas e encontros de um grupo de médicos, onde se destacam o Dr. Fernando Chiotti Tavares – oftalmologista e um dos introdutores do laser em Oftalmologia em Portugal e quatro colegas que recentemente tinham realizado em França o “Diplome Inter-Universitaire des Laser Medicaux”: Dr. José Henriques, Dr. Carlos Marques Neves, ambos oftalmologistas, o Dr. José Dias – Urologista e a Dra. Leonor Xavier de Brito – Gastrenterologista.
A SPILM inicia a sua actividade científica com a 1ª reunião da SPILM realizada em Lisboa em 4 de Outubro de 1997 que contou com a participação de cerca de 150 médicos de várias especialidades que durante dois dias discutiram e analisaram as várias aplicações do laser médico na Medicina e decidem avançar com a constituição de uma sociedade científica.
Em Dezembro de 1998, na sequência dessa reunião é constituída formalmente a Sociedade Científica.
E assim nasceu a SPILM que agrega as especialidades que usam laser e que tem sido um espaço formação, de partilha de experiências e divulgação do laser médico, suas potencialidades diagnósticas e terapêuticas nas várias especialidades e da segurança laser em Portugal.