Visão da SPILM
A SPILM é a referência em Portugal
na formação em laser médico.
Como nasceu a sociedade Portuguesa Interdisciplinar do Laser Médico
A ideia de fundar uma sociedade científica interdisciplinar nasce de conversas e encontros de um grupo de médicos, onde se destacam o Dr. Fernando Chiotti Tavares – oftalmologista e um dos introdutores do laser em Oftalmologia em Portugal e quatro colegas que recentemente tinham realizado em França o “Diplome Inter-Universitaire des Laser Medicaux”: Dr. José Henriques, Dr. Carlos Marques Neves, ambos oftalmologistas, o Dr. José Dias – Urologista e a Dra. Leonor Xavier de Brito – Gastrenterologista.
A SPILM inicia a sua actividade científica com a 1ª reunião da SPILM realizada em Lisboa em 4 de Outubro de 1997 que contou com a participação de cerca de 150 médicos de várias especialidades que durante dois dias discutiram e analisaram as várias aplicações do laser médico na Medicina e decidem avançar com a constituição de uma sociedade científica.
Em Dezembro de 1998, na sequência dessa reunião é constituída formalmente a Sociedade Científica.
E assim nasceu a SPILM que agrega as especialidades que usam laser e que tem sido um espaço formação, de partilha de experiências e divulgação do laser médico, suas potencialidades diagnósticas e terapêuticas nas várias especialidades e da segurança laser em Portugal.
Visão, missão e objetivos da SPILM
O desenvolvimento cientifico-tecnológico, a investigação, a formação e divulgação das fontes laser, ou outras fontes ópticas de luz, bem como a intercorrelação técnico-industrial, no sentido do desenvolvimento de novos equipamentos de interesse médico.
Palavra do 1° Presidente e Membro Fundador da SPILM
“Todo o médico que faz laserterapia deve ter conhecimentos básicos de física laser, bem como noções de interacção do laser com os tecidos que trata para melhor compreender a acção terapêutica que realiza, bem como ter noções básicas de segurança laser. Do ponto de vista cultural médico-científico, o médico só tem a ganhar com a relação interdisciplinar com outras áreas da medicina que lhe abrem os horizontes para a utilização do laser na sua especialidade.”
- Fomentar e realizar actividades de investigação e desenvolvimento da ciência dos lasers médicos, bem assim como das suas disciplinas auxiliares
- Apoiar e promover acções de formação e divulgação cientifica e tecnológica incluindo a docência e assistência cientifica teórico-prática de actividades relacionadas com os lasers médicos
- Organizar congressos, seminários, cursos, conferências e ciclos de estudo no âmbito da ciência dos lasers médicos
- Exercer actividade editorial, promovendo a publicação de estudos e trabalhos científicos, revistas e livros, bem como a divulgação de obras nacionais ou estrangeiras relacionadas com este tema
- Prestar serviços de consultoria no domínio da ciência dos lasers médicos, nomeadamente a emissão de pareceres técnico – científicos sobre equipamentos ou instalações, sua acreditação ou homologação, bem como a definição de currículos mínimos para a prática médica da terapêutica médico – cirúrgica laser
Atividades SPILM
- Foram realizadas ao longo destes 21 anos várias reuniões temáticas de divulgação de particularidades de aplicação ou uso do laser em Medicina.
- Foram produzidas “newsletters” de divulgação de actividades e aspectos clínicos do laser médico.
- Foram realizadas 3 Congressos da SPILM, um dos quais em parceria com uma Instituição de Saúde – O Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto.
- Foi realizado um Curso de Laser Médico e um de Segurança Laser na Faculdade de Medicina da Beira Interior.
- Foi publicado um manual sobre os conteúdos do Curso Pós Graduado do Laser Médico.
- Foram realizados 7 edições do Curso Pós Graduado Multidisciplinar do Laser Médico.
- Foi publicado um LASER MANUAL in OPHTHALMOLOGY em dez 2016 que serve de base ao CPGLM e de material de consulta e estudo.